Você já deve ter ouvido falar sobre o protagonismo juvenil, mas já parou para pensar em que momento ele se torna atuante em sua vida? Vale a pena a reflexão!
A proposta pedagógica para o protagonismo destina-se ao desenvolvimento da autonomia, autogestão, responsabilidade , lidar com as emoções, ética, consciência social entre outros.
Como nosso jovem se vê diante do mundo em que está vivendo, qual a maneira de lidar com as suas emoções e aprender com elas, manter-se motivado, tomar decisões e ser responsável por elas são desafios cada vez mais frequentes em seu dia a dia.
E é exercendo o protagonismo que os adolescentes estimulam competências, valores e teorias para colocar em prática a sua atuação na sociedade. A Base Nacional Comum Curricular( BNCC), nos diz que: “ O protagonismo estimula o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e de uma visão otimista sobre si.”
Dentro desse contexto, a escola contribui com o Protagonismo quando consegue cativar os jovens para a solução de algumas partes dos problemas e contribuir a partir do olhar deles.
Sabemos que cada aluno é um ser humano único e cheio de especificidades. Cada um tem o seu tempo e modo de percepção do mundo. O importante é viabilizar estímulos para a construção de um indivíduo que pense em como ele poderá contribuir com sua sociedade. E é começando com pequenas mudanças em sua gestão do tempo, sua rotina e seus estudos, que ficará mais natural responsabilizar-se pela vida e consolidar o exercício do protagonismo.