Por Cristina Ramos – Orientadora Educacional do Colégio Santa Úrsula
2020 a pandemia do COVID-19 impôs um novo ritmo para a humanidade. E ainda estamos imersos a uma pandemia em escala global. E este tempo exigiu a reinvenção da educação e da escola em se adaptar, refazer, criar, inovar, ressignificar. Inúmeros são os desafios, mas ao mesmo tempo, é um cenário que vem contribuindo em diferentes aspectos de aprendizado para a escola e a família.
Para Nóvoa, (2020) (…) A pandemia acelerou a história e colocou-nos perante decisões que, agora, são inevitáveis.
A humanidade está se reinventando e a escola também, preparando os docentes com formação continuada para o uso de metodologias ativas com práticas inovadoras. Nesse sentido, valer-se de novas plataformas, utilizar estratégias para novos métodos de ensino levam a educação digital, efetivamente para dentro da escola garantindo uma aprendizagem efetiva e significativa para crianças e adolescentes. Não se trata de conversão definitiva do ensino presencial às práticas virtuais. Trata-se de valer-se de recursos tecnológicos que são oportunos para projetarmos o futuro.
Apesar de todas as dificuldades que a pandemia trouxe para o ambiente escolar, com a necessidade de adotar o ensino remoto para manter o distanciamento social, temos um ponto que nunca deixou de ser essencial sobre tudo agora: a parceria entre pais, filhos e escola. É imprescindível que as famílias possam encontrar na escola um elo para a promoção dos saberes na formação dos seus filhos. Fazer com que os pais encontrem na equipe pedagógica um suporte para entender como podem contribuir para a formação de seus filhos. Para isso, vários são os canais de comunicação que a escola dispõe para atendimento aos alunos e as famílias: portal do colégio, sala de aula do google classroom, agenda edu, e-mails, Whatsapp e instagram institucional.
Através deles é possível que as famílias possam acompanhar desempenho, compartilhar, tirar dúvidas, pedir ajuda nas questões pedagógicas e emocionais.
É assim que família e escola, unidas, podem promover um tempo de aprendizado mais valoroso para as crianças, e adolescentes que tanto necessitam do nosso apoio nesse momento.
Em seu livro: SAÚDE MENTAL NA ESCOLA – A escola e a família – Estanislau, relata que: O envolvimento da família com a educação de seus filhos é um fator crucial não apenas para o sucesso acadêmico como também para o seu desenvolvimento emocional e social. Portanto, demonstrar interesse por questões escolares, criar um ambiente de estímulo ao estudo e expressar expectativas positivas em relação ao desempenho educacional dos filhos são atitudes que favorecem a formação desses indivíduos como um todo (…)
A família como mediadora da aprendizagem, tem papel primordial neste processo em acompanhar, orientar, ajudar a construir uma rotina que favoreça a autonomia do aluno, ajudando assim, o cérebro otimizar os inúmeros estímulos referentes aos componentes curriculares de forma sistemática.
Assim, famílias e escolas compartilham responsabilidades e podem contribuir de forma igualitária para o processo de aprendizagem acadêmica e socioemocional do aluno.
São tempos de mudanças que, trouxeram avanços pedagógicos e o fortalecimento na relação família e escola. O que poderemos mobilizar dessa experiência para projetarmos futuras transformações na escola?
Referências:
Nóvoa, (2020). Portugal e o COVID 19: maio de 2020 de https://www.facebook.com
STANISLAU e BRESSAN- SAÚDE MENTAL NA ESCOLA, Artmed- Editora LTDA 2014.
IAMARINO, Atila e LOPES Sonia – CORONAVÍRUS – ESPLORANDO A PANDEMIA QUE MUDOU O MUNDO
1ª Ed. Editora Moderna 2020.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |