Apresentação

Os princípios didáticos e metodológicos que o

rientam a Educação Infantil têm como base os conhecimentos cognitivo, psicomotor e afetivo em uma perspectiva sociointeracionista, visando garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em linhas com a BNCC. Com bases nesses direitos (Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar-se e Conhecer-se), privilegiamos a realidade sócio-cultural da criança, ressaltando o papel do conhecimento já construído por cada uma, ou seja, as experiências que já possui.

Tais direitos de aprendizagem estabelecem as condições para que as crianças aprendam, desempenhem um papel ativo, vivenciem desafios de desenvolvimento e construam significados sobre si, os outros e o mundo.

Os direitos de aprendizagem são contemplados dentro de cada um dos campos de experiência. A aproximação das crianças com o material de estudo é feita de forma lúdica, com o objetivo de tornar os campos de experiência mais prazerosos e fontes de desenvolvimento integral.

Aplicabilidades dos Parâmetros Curriculares Nacionais

O Santa Úrsula Educação Infantil tem como fio condutor do seu trabalho os objetivos gerais para Educação Infantil determinados nos Parâmetros Curriculares Nacionais:

✔Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

✔Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;

✔Estabelecer vínculos afetivos e de troca com os adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;

✔Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;

✔Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para a sua conservação;

✔Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

✔Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar as suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, afim de avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;

✔Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

✔Além desses aspectos, prezamos por oportunizar atividades lúdico-desportivas e culturais, explorando a corporeidade e a criatividade, a socialização e a brincadeira. Nossas crianças também possuem acompanhamento nutricional, inglês e atividades esportivas variadas  – confiram os nossos diferenciais!