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Proposta

     A Proposta Pedagógica do Colégio Santa Úrsula expressa claramente os princípios, estratégias e trabalho coletivo, com enfoque no processo ensino-aprendizagem, tendo como meta a eficácia do ensino.

     A escola desenvolve um projeto de educação comprometido com o desenvolvimento de habilidades que permitam intervir na realidade, com o objetivo de transformá-la, proporcionando ao currículo pedagógico flexibilidade e abertura para conteÚdos transversais como: ética, meio ambiente, pluralidade cultural, paz, saúde, orientação sexual e outros.

     A transparência, a reflexão sobre a prática pedagógica e as teorias que as embasam, além da avaliação periódica da ação planificada são imprescindíveis para promover maior qualidade do ensino que deverá, por sua vez, atender às expectativas da família, comunidade escolar e sociedade.

     Neste contexto, temos o compromisso de buscar a qualidade da aprendizagem através de passos firmes e contínuos, colaborando para a construção de uma educação humanizadora, que prepare as pessoas para entenderem que o sentido de suas vidas está relacionado ao sentido do planeta Terra. Como educadores, compete-nos dar sentido às tarefas que propomos, estimulando o aluno a pensar sobre o quê está aprendendo.

METODOLOGIA

     Nossa prática educativa está fundamentada nos quatro pilares da educação para o século XXI: aprender a ser, conhecer, fazer e conviver.

     O processo educativo que se desenvolve na escola parte de objetivos conceituais, atitudinais e procedimentais estabelecidos por concepções que temos sobre a sociedade em que vivemos, e que tipo de homem devemos formar para transformá-la, oportunizando o aprofundamento do educando como pessoa humana, com formação ética, autonomia intelectual e pensamento crítico.

     A dinâmica da sala de aula obedece à metodologia diversificada: aulas expositivas, dialogadas, demonstrativas, pesquisas estimuladas por projetos, experiências de laboratório e aulas de campo, atividades em grupo, vídeo, debates, seminários, aulas multimídia, aula na biblioteca, sala de leitura, laboratório tecnológico, intercâmbio científico, mostra de artes, gincana do conhecimento e de talentos, entre outros.

AVALIAÇÃO

     A organização do ano letivo é feita bimestralmente, havendo dois momentos de avaliação a cada bimestre, sendo o resultado somado e dividido por dois.

     Para os alunos do fundamental I (2° ao 5° ano), existem os exercícios diagnósticos para as disciplinas de português e matemática, que, somados, criam uma terceira nota a ser adicionada e dividida com as outras avaliações do bimestre.

RECUPERAÇÃO

     A recuperação é um processo desenvolvido semestralmente, tendo a participação do aluno nas sequintes condições:

     - Quando o aluno não obtiver 18 pontos ao final do 1° semestre (junho).

     - Quando o aluno não obtiver 42 pontos ao final do 2° semestre (novembro)

   * OBS.1: O aluno só poderá participar da recuperação se estiver com alguma média abaixo de 6,0.

     * OBS.2: Os alunos somente poderão assistir as aulas e fazer as provas de recuperação se tiverem realizado a inscrição.

     Para fazer o cálculo da recuperação, soma-se a média do(s) bimestre(s) com a média da Recuperação (peso 2) e divide por 3 (três). Caso a média da Recuperação seja inferior, permanece a média bimestral. Em seguida, considerar os pesos de cada bimestra para o cálculo da pontuação final.

 


 

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