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A instituição educacional denominada Colégio Santa Úrsula teve o seu início com a fundação, em 1981, da escola “O Canarinho”, localizada na Avenida Pio XII, bairro de Jatiúca, quando implantado o Ens. Fundamental I (1ª a 4ª série), dando a escola o primeiro passo para transformar-se em um dos principais espaços educacionais de nossa capital.

Em 1987, foi ampliado esse ensino até a 5ª série (Ensino Fundamental II) e, até 1990 concluída a grade deste ensino, isto é, até a 8ª série, adotando, como consequência disso, o nome Colégio Santa Úrsula (em 1991), em homenagem à fortaleza de espírito e a dedicação dessa santa à Educação.

A escola desenvolve um projeto de educação comprometido com a promoção de habilidades que permitem intervir na realidade, além de expandir perspectivas aos diversos campos do saber, da construção de uma educação humanizadora, que prepare seus alunos para que sejam receptivos ao entendimento de que o sentido da vida está diretamente relacionado ao sentido do planeta Terra, à transformação individual do homem pela formação ética, intelectual, crítica e humana, estabelecendo um equillíbrio emocional que fortaleça o seu comportamento cidadão e cristão.  

Os princípios didáticos e metodológicos que orientam a Educação Infantil têm como base os conhecimentos cognitivo, psicomotor e afetivo. Privilegia a realidade sócio-cultural da criança, ressaltando o papel do conhecimento já construído por cada uma, ou seja, as experiências que já possui.

     A aproximação das crianças com o material de estudo é feita de forma lúdica, com o objetivo de tornar as áreas do conhecimento mais prazerosas e fontes de desenvolvimento da inteligência.

     O Santa Úrsula Educação Infantil tem como fio condutor do seu trabalho os objetivos gerais para Educação Infantil determinados nos Parâmetros Curriculares Nacionais:

 

     • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

     • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;

     • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com os adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;

     • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;

     • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para a sua conservação;

     • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

     • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar as suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, afim de avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;

     • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

 

 

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